Constipação Intestinal

constipação_intestinal_progastro

Nós consideramos que um ritmo intestinal de três evacuações ao dia ou uma evacuação a cada três dias possa ser considerado normal. As pessoas variam em função da sua característica e da flora intestinal. Existem muitas bactérias que definem o ritmo intestinal, é muito atual o uso de probióticos ou floras intestinais que definem o ritmo intestinal.

Pois a constipação funcional é aquela que decorre da ingesta inadequada de água, baixo consumo alimentar de fibras e da falta de atividade física, sabendo-se que um adulto necessita ingerir em média 25g/dia de fibra e 2 litros d’água/dia, toda vez que tivermos alteração na ingesta destes teremos alteração do nosso ritmo intestinal e poderemos desenvolver constipação intestinal.

Mudança do hábito intestinal

O que a gente sabe é que se tiver uma ou duas evacuações de um a três dias, pode ser considerado normal. O que importante é a mudança do hábito intestinal. Aquele paciente que evacua a cada três ou quatro dias, tem uma dificuldade enorme para evacuar e de repente passa a ter uma evacuação que ele considera normal, no começo pode achar que é um aspecto bom, mas é o doente que deve ser explorado e precisa realizar exames diagnósticos para saber se não tem alguma doença associada.

Ou ao contrário, aquele doente que evacua duas ou três vezes por dia, está acostumado com isso e passa a evacuar a cada dois ou três dias, a mudança do hábito intestinal é um alerta, principalmente se você tiver mais de 40 e 50 anos.

Então, de uma, duas ou três evacuações ao dia, desde que seja o seu ritmo intestinal, não nos preocupa, a mudança do hábito intestinal é o que preocupa. Esteja atento às mudanças do hábito intestinal.

Viagem também ocasiona a constipação

Também devemos saber que quando as pessoas viajam, é muito frequente a constipação se prolongar, principalmente entre as mulheres e pessoas que não gostam de usar outros banheiros que não aqueles que estão habituados. Quando estiver viajando e evacuar a cada dois e três dias ou ficar de cinco a seis dias sem evacuar, deve tomar providências porque não é bom que isso aconteça, leve um remédio.

Alterações neurológicas ou medicamentos

Entretanto, existem quadros funcionais de pacientes que têm alterações neurológicas ou associadas aos medicamentos. Existem muitos medicamentos para Parkinson ou outras doenças neurológicas que podem dificultar o funcionamento do intestino e também remédio para dor.

Procure um médico nessas situações

1 – O uso dos analgésicos mais modernos com base de codeína pode levar a uma constipação. Se isso estiver ocorrendo, consulte um especialista (Gastroenterologista, Cirurgião Digestivo e/ou Coloproctologia) porque necessita de orientação para que esses quadros não fiquem muito graves do ponto de vista funcional.

2 – Se você está usando alguma medicação de uso crônico e a constipação piorar, procure um especialista.

3 – Se você tiver uma mudança de hábito e perceber que mudou o seu padrão de ir ao banheiro, existe a necessidade de procurar um médico para investigar o porquê essa mudança intestinal aconteceu.