Doutor o que é LACTOSE?
Os carboidratos são macronutrientes essenciais para uma alimentação equilibrada e saudável, sua proporção deve variar entre 40% a 55% do total ingerido. O tipo de carboidrato utilizado em uma alimentação varia conforme as escolhas alimentares. A lactose é um deles. É um dissacarídeo muito comum em nossa alimentação, em especial a brasileira, advindo do leite integral de vaca e de seus derivados. Esse dissacarídeo é composto por 2 monossacarídeos: a glicose e a galactose. Porém, para a digestão e absorção completa da lactose, há necessidade de plena atividade das enzimas digestivas. Para isso, o organismo lança mão de duas enzimas, a amilase salivar e a lactase. Os produtos desta digestão (glicose e galactose) são totalmente absorvidos no intestino delgado e vão para corrente sanguínea.
Qual a importância da Intolerância á Lactose?
a intolerância à lactose, causada pela deficiência da enzima lactase responsável pela hidrólise (quebra-digestão) da lactose. Estudos realizados no Brasil, demonstraram que aproximadamente 75% dos adultos apresentam algum grau de intolerância à lactose, com sintomas clínicos característicos de dores abdominais, flatulência, distensão abdominal e diarreia.
A intolerância á Lactose é uma doença comum?
A deficiência de lactase ocorre em cerca de 75% dos indivíduos adultos em todos os grupos étnicos estudados, exceto nos de origem do noroeste da Europa, onde a incidência nos adultos é menor que 20%. Isto ocorre gradualmente ao término da infância e atinge seu pico de incidência na 2ª década de vida.
Quais os sintomas mais comuns?
Os sintomas e sinais da intolerância à lactose são semelhantes a qualquer outra deficiência enzimática especifica. A criança que não metaboliza a lactose terá diarréia e poderá não ganhar peso. O adulto apresentará borborigmo (meteorismo), distensão abdominal (empachamento), flatulência, náuseas, diarréia e cólicas abdominais. Mesmo quando somente a absorção de lactose está diretamente prejudicada pela deficiência da lactase, a diarréia resultante pode ser intensa, o suficiente para eliminar os outros nutrientes antes que eles possam ser absorvidos, podendo provocar a desnutrição.
Quais exames preciso fazer para o Diagnóstico ?
Após avaliação especializada, serão solicitados exames específicos para o diagnóstico diferencial desta afecção. Geralmente pela realização de avaliações bioquímicas, e em alguns casos exames endoscópicos e radiológicos.
Existe tratamento ?
Não há tratamento para aumentar a capacidade de produzir lactase, mas os sintomas podem ser controlados por meio de orientação nutricional, reposição enzimática e medicamentos sintomáticos.
LEMBRE-SE PROCURE SEMPRE UM MÉDICO ESPECIALISTA
.