- O que são os PROBIÓTICOS?
A Organização Mundial da Saúde diz que probióticos são “microrganismos vivos que, quando administrados em quantidades adequadas, conferem benefícios à saúde do hospedeiro (pessoa ou ser vivo que os consome).” 🦠 Bactérias, vírus e leveduras são todos tipos de “microrganismos”. Muitas vezes, são chamados de germes ou bichinhos – mas não os bichinhos rastejantes e assustadores!
👍 Os bichinhos bons vivem no seu intestino sem te deixar doente. Eles ajudam a manter sua saúde em dia.
🤒 Às vezes, há muitos bichinhos ruins no intestino, o que pode te deixar doente.
💊 Pílulas probióticas e alguns alimentos (como iogurte) contêm bichinhos bons que podem ser benéficos.
2. Como eles agem?
Não sabemos ao certo. Eles podem dificultar a sobrevivência de bichinhos ruins no seu intestino. Bichinhos ruins no intestino podem causar mais gases, inchaço na barriga ou diarreia. Alguns bichinhos bons ajudam o sistema imunológico a combater infecções, enquanto outros impedem que os ruins se espalhem para o resto do corpo.
3. Os probióticos são todos iguais?
Existem MUITAS pílulas probióticas diferentes – pode ser avassalador! Algumas têm muitos tipos de bichinhos bons (“cepas”), e outras têm apenas um tipo. Algumas têm doses mais altas desses bichinhos (CFUs ou “unidades formadoras de colônias”) do que outras. Até agora, não sabemos se um tipo ou dose é melhor que outro. 👩⚕️ Comece conversando com seu médico ou gastroenterologista.
4. Quando geralmente eles são utilizados?
🔬 Estudos científicos não foram realizados em muitos probióticos. A Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA) não regula probióticos. Isso significa que não sabemos se são úteis ou seguros para certos sintomas ou doenças. Porém 📚 alguns probióticos foram estudados cientificamente em pessoas com problemas gastrointestinais. Alguns estudos encontraram benefícios, enquanto outros não conseguiram afirmar com certeza. Precisamos de mais estudos científicos. 🩹 Pode ser útil examinar a ciência para cada condição gastrointestinal individualmente. Probióticos podem ser benéficos para as seguintes condições:
- Síndrome do Intestino Irritável (SII): Alguns probióticos parecem ajudar, mas a evidência científica é limitada.
- Diarreia Associada a Antibióticos (DAI): Muitas evidências mostram que probióticos ajudam a prevenir e reduzir a diarreia causada por antibióticos.
- Diarreia Infecciosa: Bichinhos bons podem ajudar contra diarreias causadas por bichinhos ruins, mas não sabemos quais são os mais eficazes.
- Diarreia Associada a Clostridium difficile (DACD): Estudos não encontraram probióticos úteis contra essa infecção. A eficácia na prevenção é debatida.
- Doença Inflamatória Intestinal (DII): Alguns estudos sugerem benefícios para certos tipos de DII.
- Doença de Crohn: Probióticos não parecem ajudar.
- Colite Ulcerativa: Probióticos como Visbiome e E. Coli Nissle 1917 podem ser úteis.
- Pouchite: Alguns estudos mostram que Visbiome pode ajudar a prevenir, mas a evidência é limitada.
5. Por quanto devemos toma-los ?
Não sabemos por quanto tempo é seguro tomar probióticos. Converse com seu médico sobre continuar ou não. 💊 Acreditamos que probióticos são seguros para a maioria das pessoas. Eles são usados há mais de 100 anos sem muitos problemas. No entanto, a FDA não os regulamenta, então é bom ter cuidado.
⚠️ Probióticos podem ser perigosos para pessoas com certos problemas de saúde. Quem tem condições sérias ou crônicas deve falar com seu médico antes de tomar probióticos.
6. São as mesmas coisas que PREBIÓTICOS?
Não. Prebióticos são substâncias em alimentos ou pílulas que fazem SEUS PRÓPRIOS bichinhos bons crescerem (em vez de te DAR mais bichinhos bons). Seu corpo não consegue quebrar prebióticos. Eles são deixados como alimento para os bons bichinhos no seu intestino. 🌱